23 de junho de 2011

Documentário: três ou quatro riffs

"três ou quatro riffs": documentário produzido por Itaici Perez, Luiza Paiva, Jairo Falvo e Roger Mendes de Araraquara como trabalho de conclusão do curso de jornalismo em 2007. O doc faz um panôrama no cenário independente da grande capital  à cena regional.

Como plano de fundo esta o festival " Araquaquara Rock", que ocorre na cidade de Araquaquara ( interior de SP)  desde 2002  com o apoio da prefeitura Municipal de Araraquara, Secretaria Municipal de Cultura e da FUNDART.

Até hoje já ocorreu nove edições do festival, com a participação de grandes nomes da cena independente como: Vanguart, Forgotten Boys, Autormas, Seychelles, Matanza, Móveis Coloniais de Acajú, Garotas Suecas, Dance of Days, Pata de Elefantes, entre outros.

Além do Araraquara rock o documentário também retrata os melhores pubs e casas de shows na famosa Augusta em São Paulo. Fazendo uma retrospectiva do independente desde da sua origem em meados de 1980 até a cena atual que rola  aqui no país do Acre ao Rio Grande do Sul.

Apresentando e questionado fatores como: as Fm's, gravadoras e o mainstream, formas de divulgação e toda a qualidade e criatividade que acompanha as bandas indi e seus diferenciais.

Fábio Massari, Kid Vinil, Lúcio Ribeiro, Hélio Flanders, Gustavo Rivieira, Jair Naves, Dagoberto Donato, e Supla são alguns dos entrevistados.

" A dinâmica do documentário chama a atenção, pois condensa, em quase uma hora, muitas informações de maneira objetiva, porém sem ser superficial. A edição, a inteligência na elaboração das perguntas e escolha de bandas e entrevistados colaboraram bastante para o excelente resultado final." - Cainã Colonez (blog Geração 666 ).


*Para conhecer mais sobre a cena independente leia O Lado B do Mainstream.

Para assistir no YouTube (dividido em seis partes) clique aqui ou faça no download completo no Megaupload.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou, deixe dicas, observações e o que mais que der na telha.