2 de julho de 2011

Misticismo: solução ou ilusão?

O homem e o misticismo caminham em linhas paralelas desde dos primórdios da evolução humana até hoje numa era globalizada e superficial. Conforme o tempo foi passando e a sociedade e seus valores mudando, o homem cada vez mais se volta á necessidade de um bem espiritual, em busca da felicidade.
 
Cada nação, grupo ou religião mantém uma ideologia em meio á espiritualidade, acreditando e enxergando nela a possibilidade de suprir a carência e amenizar problemas e crises.


Voltada a isso a indústria cultural se desempenha a atender o público "místico", com bases na literatura, música, televisão. Oras publicando e lucrando, oras criando criando e dispersando.
A mesma indústria que supri a necessidade de valores divinos a um indivíduo pode também divulgar e deixar legados de outros, que através da elevação de espírito e do misticismo dizem o porque e o bem da causa. Do conhecimento, do ponto de vista, em relação a essa prática.


Nos anos 1950, o movimento literário norte-americano conhecido como a “Geração Beat” usufruiu da filosofia oriental budista. Os filhos dessa geração os hippies o adotaram junto ao hinduísmo, que na época influenciou grandes nomes na música.
George Harrison músico inglês um bom exemplo do que é o místico, adotando valores "hare krishna", se voltou a uma vida mística almejando a integridade e harmonia espiritual.


Hoje esse valores são apresentados por meio da mídia e comunicação em massa. 
Que através do cinema e da televisão difundem sobre
o mistério da vida, da fórmula de felicidade entre outras inúmeras crenças e ideais que prometem a prosperidade.
No Brasil, isso se torna mais frequente devido as nossas raízes terem influências do místico, como é possível notar com  tribos indígenas e em grupos regionais. Como as bezendeiras, curandeiros entre outras. 
  
Contudo, o misticismo se propaga de diferentes formas em nossa sociedade, por meio de tradições dos antepassados, de movimentos culturais e meios de comunicação diversos. Influenciando a forma de pensar de um indivíduo por meio da existência de um ser superior e divino. 
 Solução e alivio para uns, ilusão e superficialidade para outros, o misticismo atinge e supri necessidades de "alienados" e carentes da era contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou, deixe dicas, observações e o que mais que der na telha.