26 de abril de 2011

Grito de Revitalização do Teatro de Arena

O Teatro de Arena é um lugar muito bacana localizado no alto do morro de São Bento em Ribeirão Preto. 

Por lá já passaram grandes nomes de artistas nacionais e internacionais, sendo palco de grandes shows, festivais e diversas apresentações teatrais.

Inaugurado em 1969, o teatro que leva o nome do mesmo que o idealizou e o construiu Jaime Zeiger, possui aproximadamente 6 mil metros quadrados.

A escolha do local se deu após uma longa pesquisa por vários países da Europa e Oriente Médio, para a escolha de um local ideal com uma topografia que favorecesse a qualidade acústica .
 
Este teatro que foi o primeiro Teatro de Arena construído no interior de São Paulo, hoje se encontra com problemas de infraestrutura e de equipamentos o que vem impossibilitando a utilização do mesmo como o que ocorreu ano passado com a não realização do Sesc’n Blues no local. 
 
Por esse motivo alguns artistas e produtores criaram o movimento Pró Arena uma iniciativa para a revitalização  e ocupação do “Jaime Zeiger”.

Não apenas para a revitalização, o movimento também pretende discutir e difundir o quão importante é a cultura de uma cidade e a cultura pra uma cidade. 

Dando espaço para a apresentação de projetos artísticos locais e regionais. Buscando mobilizar cada vez mais pessoas para a causa, seus idealizados promovem pic- nics culturais e outras ações multiculturais frequentemente por lá.

Através de todo o movimento desejam chamar a atenção de autoridades publicas para a má condição do local e da população em relação a toda a cena cultural existente.  O que segundo a secretaria da cultura Adriana Silva a revitalização do teatro só será possível com a captação de recursos esternos desde que não é previsto no orçamento da prefeitura.
Para saber mais e apoiar essa causa acesse: Movimento Pró Arena.

A Cultura é patrimônio público e imaterial de uma cidade e de seu povo.

Vamos Cultivá-la!

 Imagem de Divulgação do Movimento




Por Catharina Carvalho, publicado originalmente na Fanzine The Euclides#1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou, deixe dicas, observações e o que mais que der na telha.