10 de julho de 2011

Cinema, Scorsese e Rock' n' roll

Você já deve ter ouvido de Martin Scorsese. O diretor de cinema norte americano que segundo críticos e estudiosos de cinema  ele é  a “maior realizador vivo” da chamada sétima arte. Sendo responsável por filmes memoráveis como Taxi Driver, Touro Indomável, Os Bons Companheiros e Cassino.

Embora poucos saibam  ele também editou o filme sobre Woodstock (lendário festival do final dos anos 1960), e dirigiu o videoclipe da música Bad do Michael Jackson entre outros documentários, como:

Last Waltz: O Último Concerto de Rock (1978) : Filme registrado em 1976 que apresenta o ultimo show da The Band. Com participações  como da de  Eric Clapton, Bob Dylan, Neil Young, Joni Mitchell, Ron Wood, Ringo Starr, Van Morrison, Muddy Waters, Neil Diamond, Dr. John e Ronnie Hawkins. 
Scorsese gravou e eternizou  a ultima apresentação da banda. Uma verdadeira celebração que por si só já seria sensacional, mas que sob as lentes e direção de Martin Scorsese ganhou ainda mais brilho.

Eric Clapton: Nothing But the Blues: An ‘In the Spotlight Special’(1995) excelente documentário sobre o considerado deus da guitarra, fato é que nunca foi lançado oficialmente. Nesse filme Clapton fala sobre suas influências e sua trajetória musical.

No Direction Home. Bob Dylan (2005) :  belíssimo documentário sobre a vida e carreira de Robert Allen Zimmerman ( Bob Dylan) de 1961 até o ano 1966. São mais de quatro horas de  detalhes e minúcias em que podemos compreender muito bem como era a cabeça de Dylan naquela época,  um documentário sobre música completo da vida do protagonista .

Shine a Light (2008): Sendo  muito  fã  dos  Stones,  nesse  documentário   presta homenagem a  umas das  melhores  bandas de rock de todos os tempos,  dirigindo  as gravações de dois shows deles em  2006  no  Beacon  Theatre em Nova  York.  Scorsese ainda inseriu trechos de entrevistas dos Stones  dadas  durante os  muitos anos de carreira, são trechos curtos, mas preciosos, que nos lembram da longevidade da banda e mostram um pouco mais da personalidade de cada integrante.

Ainda para esse ano Scorsese promete o lançamento de Living in the Material World: George Harrison, um documentário sobre o guitarrista e ex-beatle George Harrison. As filmagem foram finalizadas em maio de 2010.
 Sem data prevista para lançamento o Documentário traz participação e entrevistas inéditas  inéditas com Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono, Eric Clapton e Phil Spector, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou, deixe dicas, observações e o que mais que der na telha.