Fanzines

São revistas independentes e de baixos custos feita por um fã. As tiragens são modestas e a distribuição é gratuita. A produção se defini em cola, tesoura, papel, conteúdo e muita criatividade. É um processo experimental da escolha do assunto ao formato.

Nela cabem HQs, poesias, experimentações gráficas, colagens, contos e crônicas-    tudo aquilo     que não tenha     vínculo  comercial,  que  se  mantenha  extra- oficial. 

Não existe regras, a liberdade de expressão é total. Por isso a relação com a anarquia.

Tudo que não faça parte de comunicação  tradicional, vendida em bancas e em grande escala, cabe em um fanzine.E daí a fama de comunicação alternativa, sem manuais de redações e estilos.

O termo vem das palavras fanatic e magazine, quando bastava ser fã de alguma coisa- cinema, literatura, quadrinhos ou música, para então começar a publicar suas ideias.

Para saber mais acesse:

 Zinescopio



____________________________________________________________________
Fora de Estoque
Zine de música e cultura alternativa
A Fora de Estoque é um fanzine que tomou forma em fevereiro de 2011, com o propósito como o próprio nome já se refere de tratar de tudo aquilo que não se encontra nas prateleiras. Com  foco principal de falar mais de música underground e outras coisas a respeito de circuito cultural de Ribeirão Preto.

O nome bem pensado vem do terceiro disco da banda Catarinense Lenzi Brothers, que caiu como uma luva no propósito da zine. Logicamente que ficou fora de estoque em pouco tempo, pois contou com  uma tiragem de apenas  20 exemplares.